Friday, May 11, 2007

Além da imaginação


A quantidade de mensagens delirantes que recebo do Brasil - e nem perco tempo em responder - há muito não me impressiona mais. Mas o press-release sobre um show programado para o Rio, amanhã, ultrapassa todos os limites.

Tudo bem: Helio Delmiro, excepcional guitarrista, merecia usufruir de uma popularidade muito maior, tanto no Brasil como exterior. Sabemos também dos lamentáveis problemas financeiros por ele enfrentados em um passado recente, que resultaram até em um período de detenção. Mas nada justifica a tentativa de "inflar" seu curriculo de uma maneira tão inconsequente, tão irresponsável, provavelmente fruto da ignorância ou do excesso de "entusiasmo" de algum divulgador. A trajetória real de Helio é suficientemente brilhante, dispensa este tipo de "ajuda" que acaba virando uma tremenda "queimação de filme".

Eis a pérola:

"Em sua primeira apresentação no Rio este ano, um dos violonistas mais requisitados por artistas da MPB, tocará o melhor do jazz ao lado de .... Como produtor, gravou discos e participou de turnês pelo Brasil, Europa, Ásia e América Latina ao lado de Elis Regina e Clara Nunes. Já tocou ao lado dos guitarristas Wes Montgomery, Joe Pass e Charlie Christian, Philip Catherine e Larry Coryell.

Realizou shows e discos com Milton Nascimento, Beto Guedes e Wagner Tiso. Em 1978, participou da primeira edição do festival de jazz São Paulo-Montreux e foi consagrado um dos cinco melhores violonistas do mundo pela prestigiada revista “Down Beat”. Em carreira solo, já gravou sete discos e atualmente prepara um novo registro fonográfico, possivelmente para este ano.

Data 12/05/2007 Local Armazém Digital Leblon - Rio Design Center: Av. Ataulfo de Paiva 270, lj 104 - Leblon Horário Sábado, às 21h00. Informações Tel.: (21) 2274-5999. Couvert: R$ 20,00 até às 18 horas. Após as 18 horas: R$ 25,00. "


Tocou "ao lado" de Wes Montgomery, falecido em 1968? "Ao lado" de Charlie Christian, falecido em 1942?!!? Em que sessão espírita? "Um dos cinco melhores violonistas do mundo pela prestigiada revista Down Beat"??!!? Comentar o que? Lamentável....

No comments: