Monday, June 11, 2007

"Sivuca & Rosinha de Valença" - Liner Notes





Sivuca & Rosinha de Valença
Reedição produzida por Arnaldo DeSouteiro (Jazz Station Productions), editada pela BMG, em 2001, na série "RCA 100 Anos de Música"
Texto: Arnaldo DeSouteiro
First ever CD reissue of "Sivuca & Rosinha de Valença - Gravado ao Vivo"
Reissue Produced and Annotated by Arnaldo DeSouteiro (Jazz Station Productions) for BMG
CD Catalog Number: 74321865852
Liner Notes written by Arnaldo DeSouteiro for the CD booklet:

Embora já tivesse regressado ao Brasil há alguns meses, realizando uma temporada no Teatro do Hotel Nacional, Sivuca elegeu outro evento para celebrar “oficialmente” sua volta definitiva ao país: os shows em dupla com Rosinha de Valença no Teatro João Caetano, de 9 a 13 de maio de 1977. O espetáculo de cerca de duas horas e 27 músicas, idealizado e roteirizado pelo saudoso Albino Pinheiro, para o Projeto Seis e Meia, superlotou o Teatro durante uma semana. Filas homéricas formavam-se desde as primeiras horas da tarde, e muitos fãs, incluindo este que vos escreve, adquiriram ingressos para todas as noites. Gravado ao vivo em um equipamento de apenas quatro canais, o evento foi condensado em um LP (de 8 faixas e 37 minutos) coordenado por Sergio Cabral para a RCA.

Relançado agora, pela primeira vez, este álbum simplesmente fenomenal capta algumas das mais expressivas performances daquele encontro entre dois dos maiores músicos brasileiros de todos os tempos. Por questões burocráticas – Rosinha de Valença era contratada exclusiva da EMI/Odeon -, Sivuca ficou com o maior número de faixas. Cinco, no total. Em duas outras (“Asa Branca” e “Lamento”), divide o spot com Rosinha, que aparece como solista principal em apenas uma faixa (“Tema do Boneco de Palha”), ainda assim com Sivuca no violão de base. No apoio, um timaço recrutado para tal efeméride: Luiz Carlos dos Santos (baterista original da Banda Black Rio, participante do “Feel No Fret” da Average White Band), Jamil Joanes (baixo elétrico, outro da Black Rio), Darcy (percussão) e Raul Mascarenhas (saxofone tenor e flauta). Todos, para “agravar” a situação, super-entrosados apesar do pouco tempo de ensaio, e tocando com uma vibração contagiante.

Vindo de décadas de trabalho na Europa e nos Estados Unidos (ao lado de Miriam Makeba, Harry Belafonte, Airto Moreira, Luiz Henrique, Dom Um Romão e Oscar Brown, Jr., além da notável carreira como líder), Severino Dias de Oliveira - paraibano de Itabaiana, nascido em 26 de maio de 1930 - domina todas as faixas que formavam o Lado A do LP original. A começar por uma inspiradíssima nova composição, “Homenagem a Velha Guarda”, que pouco depois seria gravada por Clara Nunes , após receber letra de Paulo César Pinheiro, no disco “As Forças da Natureza”.

A segunda faixa, divida em duas performances emocionantes, documenta o grande momento do concerto. Primeiro, sozinho na sanfona, o gênio mergulha em virtuosística execução da valsa “Quando Me Lembro”, de Luperce Miranda, não sem antes avisar à platéia que “na última parte, ele (Luperce) tentava imitar dois bandolins num só; como não temos bandolins aqui, vou tentar imitar os dois bandolins na sanfona”. Depois, realiza uma série de variações sobre o famoso frevo “Vassourinhas”, satirizando como seriam as interpretações na China, nos países árabes, na antiga União Soviética, na Argentina, na Escócia (imitando, com perfeição, uma gaita de fole), até desembarcar em Recife, “numa terça-feira de Carnaval, na Avenida Guararapes”, realizando crepitante versão destacando o famoso vocal em uníssono com a sanfona, uma de suas marcas-registradas.

Previamente gravada nos EUA pela cantora sul-africana Letta Mbulu, “Reunião de Tristeza”, letra e música de Sivuca, número-solo de violão e voz, retrata, em seu lirismo pungente, o sentimento do compositor diante da morte de uma de suas irmãs. “Ela faleceu em 1935, aos nove anos de idade. Aquele momento de tristeza ficou no meu coração por anos a fio, até que um dia, em Ottawa, no Canadá, mais de trinta anos depois, a dor se transmutou em música”, relembra Sivuca. Na sequência, transforma o show em baile irresistível através do forró “Feira de Mangaio”, parceria com a esposa Glorinha Gadelha posteriormente incorporada ao repertório de Clara Nunes no LP “Esperança”, de 1979. Ainda ao violão, mas com apoio do conjunto, destacando solo do tenorista Raul Mascarenhas (então marido de Fafá de Belém), revisita um de seus maiores sucessos, “Adeus, Maria Fulô”, parceria com Humberto Teixeira e tema de abertura de seus shows nos Estados Unidos – inclusive na obra-prima “Sivuca Live at the Village Gate” (75).

Na faixa que abria o Lado B, finalmente Sivuca & Rosinha atuam juntos, descendo o sarrafo em jazzística versão do clássico “Asa Branca”, gravado anteriormente por Rosinha, em 71, no disco “Um Violão Em Primeiro Plano”. Sivuca pilota um órgão Yamaha no qual faz misérias, produzindo distorções e efeitos (típicos dos sintetizadores Arp e Moog) durante solo de intensa criatividade, sobre viradas endiabradas do batera Luiz Carlos. Rosinha também mostra uma linguagem de improviso extremamente original e brasileira, algo infelizmente não assimilado pelas novas gerações de nossos violonistas, que insistem em ignorar as obras de outros mestres como Laurindo Almeida, Luiz Bonfá e Bola Sete. Em duo de violões, novamente abrindo espaço para improvisos notáveis, Rosinha & Sivuca levam o público ao delírio em “Lamento”, do mestre Pixinguinha.

Na faixa final, Maria Rosa Canelas (nascida em Valença, em 30 de julho de 1941, levada para o Rio pelo baterista Dom Um Romão), barbariza ao relembrar “Tema do Boneco de Palha”. Consegue, graças a uma execução swingadíssima, além de um show à parte do baixista Jamil Joanes, até mesmo superar o registro original de sua estréia para o selo Elenco em 1963, o LP “Apresentando Rosinha de Valença”, que estabeleceu o nome artístico dado por Sérgio Porto, o Stanislaw Ponte Preto, que a apresentava como “a menina que toca por uma cidade inteira”. Marco inicial de uma brilhante trajetória no Brasil e no exterior, onde chegou a integrar o grupo Brasil 65, de Sergio Mendes. De volta ao Rio, liderava seus próprios conjuntos, volta e meia atuando com Maria Bethânia e Martinho da Vila, até sofrer, há dez anos, um derrame cerebral que a deixou até hoje em estado vegetativo.

Além das músicas escolhidas para o álbum, figuravam também no repertório do show: Primeiro Amor, Tico Tico no Fubá, Pedacinho do Céu, Consolação, Caboclo Ubiratan, De Amor Eu Morrerei, Tristeza Em Mim, Berimbau, Com Quem Roupa, After Sunrise, Brasileirinho, Como é Grande e Bonita A Natureza, Testamento de Sambista, Serena no Mar, Saudades do Matão, Remelexo, Usina de Prata e Chuá Chuá.

Contemplar as arrebatadoras interpretações de Sivuca & Rosinha de Valença neste disco ao vivo, com todos os músicos tocando com emoção à flor da pele, nos possibilita sentir a mesma atmosfera mágica que inebriou a platéia. E representa também a oportunidade de repensar equivocados conceitos como a ridícula divisão entre música “cantada” e “instrumental”, apregoada por preconceituosos desprovidos de inteligência e bom-senso. Um entrave a mais que os terroristas xiitas da MPB colocam no caminho evolutivo da nossa música.

Arnaldo DeSouteiro
Petrópolis, 12 de setembro de 2001
(Produtor musical, historiador de jazz e música brasileira, jornalista e educador – membro da IAJE, International Association of Jazz Educators)


Texto de Arnaldo DeSouteiro para a contracapa do CD
(Text written by Arnaldo DeSouteiro for the CD back cover):

"Captado ao vivo no Teatro João Caetano (RJ), em maio de 1977, o encontro de Sivuca & Rosinha de Valença, idealizado por Albino Pinheiro, rendeu um dos melhores álbuns do catálogo da RCA. Na sanfona, Sivuca mostra seu virtuosismo em “Quando Me Lembro” e reinventa o frevo “Vassourinha”. No órgão, arma uma jazzística versão de “Asa Branca” que antecede o sublime duo de violões em “Lamento”. Rosinha encerra o disco relembrando “Tema do Boneco de Palha”, música de seu LP de estréia.
Primeira reedição mundial em CD."
Arnaldo DeSouteiro

********
Artists: Rosinha de Valença & Sivuca
CD Release Date: 2001
CD Catalog Number: BMG 74321865852
LP Release Date: 1977
LP Catalog Number: RCA 1070269

SONGS
1. Homenagem À Velha Guarda (Sivuca) 3:14
2. Quando Me Lembro (Luperce Miranda) / Vassourinha (Matias da Rocha/Joana Batista Ramos) 10:18
3. Reunião de Tristeza (Sivuca) 2:40
4. Feira de Mangaio (Sivuca/Glorinha Gadelha) 2:32
5. Asa Branca (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira) 7:32
6. Adeus, Maria Fulô (Humberto Teixieira/Sivuca) 4:52
7. Lamento (Pixinguinha/Vinicius de Moares) 3:08
8. Tema do Boneco de Palha (Vera Brasil/Silvan Castelo Neto) 3:36

CREDITS
Sivuca – Accordion, Yamaha Organ, Vocal, Guitar (Acoustic), Arranger
Rosinha de Valença – Guitar (Acoustic)
Jamil Joanes – Bass (Electric)
Luiz Carlos dos Santos – Drums
Darcy – Percussion
Raul Mascarenhas – Sax (Tenor), Flute
Arnaldo DeSouteiro – Reissue Producer, Liner Notes
Ivan Klingen – Photography
Ney Távora – Art Direction
Solon do Vale – Engineer
Sergio Cabral – Original Producer, Original Liner Notes
Luiz Carlos T. Reis - Engineer
Nestor Vitiritti – Engineer (Mixing)
Adriana Ramos – General Coordination
Albino Pinheiro – Additional Liner Notes

No comments: