Saturday, January 24, 2009

"Brazilian Horizons" - O Globo

Excerpts from Arnaldo Bloch's column, published today, January 24, 2009 in the Rio daily "O Globo" - Segundo Caderno, page 10, mentioning the compilation "Brazilian Horizons" produced by Arnaldo DeSouteiro.
********
Mr. Bloch's text follows:
"Paris, Paris, je t'aime/Mas eu gosto muito mais do Leme", soaram os versos da marchinha de Alberto Ribeiro e Alcyr Pires Vermelho, no réveillon que passei na casa de outro Pires, esse amigo meu, que por sinal está em Paris. Ainda sob impacto da megaposse de Obama, com seus bailes, suas conclamações, suas orações, seus violinos embalando tanta esperança na nova travessia, que oxalá se realize, topei com Sarah Vaughan no CD-player do carro, interpretando "Travessia" em inglês, improvisando a mil no compasso acelerado da versão, improviso certo, sem nota na trave, no curso mesmo da melodia, só uns vôos curtos, de diva de jazz.

Milton aparece só em dois versos, pra pontuar, pra dizer "olha eu aqui", Pituca dando Pitaco na praia de Sarah. Depois, na sequência da coletânea (a clássica "Brazilian Horizons", veio Joe Pass solando na bateria de Paulinho da Costa. Antes, passava o "Once I Loved", Toninho Horta com Billy Higgins e Gary Peacock, cheguei a verter umas lágrimas com o "Minas Train" que fecha o CD. Na posse de Obama, aliás, não chorei. Não cheguei sequer a ficar emocionado. Fiquei em outras ocasiões, prévias à campanha, mas a obamania trouxe tantos meses de alegria que daqui a pouco corre o risco de virar alergia.

O reverendo (Joseph Lowery), assim como o Milton Nascimento in Sarah, roubou a minha Semana Obama, que foi alegre mas também triste. Triste o desfile, o carro imune a bazooca indevassável, o popularíssimo primeiro presidente negro selado, invisível, num cofre móvel. Outra alternativa não haveria (a não ser um aquário blindado, redoma transparente, em que Obama passasse em exibição), sinal de que o mundo, ao contrário do que parece, pouco avançou. Já a música de Milton continua à frente do fim dos tempos".

No comments: