Monday, May 14, 2007

Quatro jóias e um embuste


Quatro jóias e um embuste
Arnaldo DeSouteiro

(Artigo escrito em 25 de Outubro de 2001 e publicado no jornal "Tribuna da Imprensa")

Um dos mais esperados discos deste ano, “The look of love” desembarca no Brasil em lançamento quase simultâneo com a matriz, trazendo a loura fatal Diana Krall em companhia do veterano maestro Claus Ogerman. Se decepciona um pouco, isto se deve em grande parte ao excesso de expectativa, além de indisfarçáveis pequenas falhas de produção. Nada comparável ao completo desastre de “Come dream with me”, um pesadelo perpetrado pela chinfrim cantorinha Jane Monheit. Intérpretes de alta categoria, Dianne Reeves e Dr. John marcam presença, como convidados especiais, na homenagem do trompetista Nicholas Payton ao deus Satchmo em “Dear Loius”. No terreno puramente instrumental, os destaques ficam por conta do baixista Brian Bromberg (“Wood”) e do tenorista Eric Alexander (“The second Milestone”) em trabalhos irretocáveis.

Implacável sedução

Depois de vender dois milhões de cópias da obra-prima “When I look in your eyes”, fruto da colaboração com Johnny Mandel, Diana Krall tenta repetir a dose com “The Look of love” (50m36s), lançamento da Universal. Seu padrinho (no sentido mais mafioso do termo) e “amigo do peito” Tommy LiPuma, poderoso-chefão da Verve, mais uma vez cuidou da esmerada produção. Conseguiu, inclusive, a base de muita insistência e de uma oferta de duzentos mil dólares, persuadir Claus Ogerman a sair de sua aposentadoria jazzística – o maestro vinha se dedicando apenas à música clássica – para orquestrar as dez faixas do álbum. Mais denso e sofisticado do que nunca, privilegiando cellos, violas, flautas e madeiras, o gênio alemão preparou sombrios scores para mísseis de infalível precisão. Standards como “Love letters” (com uma arrepiante coda), “The night we called a day” (introdução a base apenas de voz & cordas) e “I get along without you very well”, três grandes momentos. Não por acaso, sem percussão.

Tommy sabiamente ordenou as faixas alternando temas suingados (balizados na batida de bossa nova) e baladas, mas tropeçou ao autorizar repetitivos arranjos de base, muito aquém das orquestrações adicionadas por Ogerman em Los Angeles e Londres. Nas baladas, o batera Peter Erskine (ex-Weather Report) usa vassourinhas com burocrática competência, tocando da mesma forma em todas as suas intervenções. Nos tratamentos bossanovísticos conferidos a “’S Wonderful” (cópia escancarada do arranjo de Claus para João Gilberto em “Amoroso”), “Besame mucho” (outra pescada do mesma fonte referencial, ensejando um show de fraseado da cantora) e “I remember you”, o baterista Jeff Hamilton (que tocou durante anos com Laurindo Almeida) comete o mesmo erro, faltando-lhe a sutileza de um Joe Correro ou de um Steve Gadd. Quanto ao baixista Christian McBride... bem, Diana merecia coisa melhor.

Outro pequeno problema: há excesso de violões (Romero Lubambo e John Pisano nas bossas) e guitarra (Russell Malone, ex-namorado da diva, nas baladas), com o talento pianístico da beldade relegado a décimo plano, limitado a raros lampejos em curtíssimos solos. E os exímios percussionistas Paulinho da Costa e Luis Conte pouco acrescentam em suas aparições nada criativas. Tais restrições não chegam, contudo, a comprometer a beleza estética do projeto. Além das faixas já citadas, há outros momentos superlativos como “Maybe you’ll be there” e “Dancing in the dark”, compensando as fracas abordagens de “Cry Me A River” e “The look of love”, sem comparação com a versão magistral de Shirley Horn no “The main ingredient” em 96. Ainda assim, apesar das imperfeições, e de não superar “When I look in your eyes”, trata-se de um dos melhores discos do ano; pela qualidade de repertório, orquestrações e performance vocal de Diana, clicada em poses sensuais (ora debruçada sobre a crina de um cavalo branco, ora exibindo decote generoso, sem falar dos pés em detalhe no fundo interno do estojo) pelo craque Bruce Weber, em fotos que mereciam estar na Playboy.

Krall dá um banho de talento e charme na apenas bonitinha, mas ordinária (no sentido de reles, comum, inferior) e medíocre, Jane Monheit. Seu segundo CD para o selo N-Coded, distribuido no Brasil via Abril Music, “Come dream with me” (55m39s), confirma tratar-se de um dos maiores embustes dos últimos tempos. O fato de não ter recebido um voto sequer na eleição dos melhores de 2000 promovida, em dezembro último, pelos leitores da Down Beat, serve como prova inconteste de que não engana o público, apesar de arrancar suspiros da crítica menos exigente. Dona de enjoativo timbre, com voz mal treinada, fraca e rala, esta espécie de “Vania Bastos do jazz” não sabe improvisar, seu fraseado é de uma mediocridade atroz, e a densidade emocional de sua performance rivaliza com a de outra invenção da midia jabazeira, Bebel Gilberto – by the way, a primeira cantora a ganhar um Grammy (latino) como revelação depois de já ter lançado quatro discos!

Para piorar, o álbum conta com desleixada produção de Joel Dorn, além de arranjos primários assinados por David Berkman, William Fisher (os scores para cordas parecem brincadeira de principiante se comparados aos de Ogerman) e pela própria Jane – pelo jeito, sem o menor pingo de auto-crítica. Até mesmo craques como Michael Brecker (desajeitado em “I’ll be seeing you”) e Tom Harrell (inexpressivo em “Blame it on my youth”) ajudam a completar esta catástrofe, agravada por péssima mixagem. Sem a menor bossa, a moça se estatela em “Águas de março” (perto dela, Miúcha, que gravou a música no disco “The best of two worlds”, parece Betty Carter). Carente de emoção, transforma “Something to live for” num martírio. Sem firmeza, se atrapalha toda na sublime balada “So many stars”, a obra-prima de Sérgio Mendes como compositor. Quanto a melosidade reinante em “Over the rainbow” e “If”, mais vale nada comentar. Ou talvez dizer que Angélica faria melhor.

Ousadia criativa

Por falar em vozes, Dr. John & Dianne Reeves fazem bonito como convidados de Nicholas Payton no CD “Dear Louis” (Verve/Universal; 68m19s), criativo tributo a Armstrong. Tocando cada vez melhor, o trompetista surpreende o ouvinte ao longo das treze faixas, afirmando-se como inspirado arranjador. Nada de cópias desgastadas. São verdadeiras releituras executadas com precisão e ousadia, valendo destacar “Potato head blues”, “On the sunny side of the street” (com o líder desdobrando-se no flugelhorn e no piano elétrico ao ciceronear Dianne), “Dear Louis” (única contribuição de Payton como autor), “I’ll never be the same” em clima de bossa nova (Nicholas ataca no vocal, bateria e flugel!), “Tight like this” (excelente arranjo de metais), “Tiger rag” (solo de Bob Stewart na tuba) e uma quase irreconhecível “Hello, Dolly”.

Sem vocais, o contrabaixo – um Matteo Guersam fabricado em Milão no século XVIII – de Brian Bromberg “canta” no decorrer do irretocável “Wood” (Seven Seas/52m22s), disparado o melhor disco de sua vida. Alternando performances-solo (“All blues”, “Come together”, “Freedom jazz dance”), em duo com o pianista Randy Waldman (“The days of wine and roses”, “Goodbye”) e em trio completado pelo batera David Bromberg (“Dolphin dance”, “Speak low”, “Straight no chaser”, “I love you”), o virtuose apronta solos de estonteante fluência. Em matéria de interação, o grupo projeta uma dimensão transcendental a “The saga of Harrison crabfeathers”, do subestimado pianista Steve Kuhn. Encerrando a humilhação, Brian, sozinho, barbariza em “Star spangled banner”, hino americano.

Outro solista que progride a passos largos, o saxofonista Eric Alexander detona “The second Milestone” (58m29s), seu segundo CD para a gravadora citada no título. Produzido por Todd Barkan, gravado, mixado e masterizado pelo lendário Rudy Van Gelder, em dezembro de 2000, este novo petardo do tenorista de 32 anos mais uma vez reúne a base diabólica presente no disco anterior (Harold Mabern no piano, Peter Washington no baixo, Joe Farnsworth na bateria), acrescida pelo trompetista Jim Rotondi em “The man from the Hyde Park”, “Luna naranja” (hard-bop com ecos de Horace Silver) e “The cliffs of Asturias”. Em grande forma, Eric reinventa “Matchmaker, matchmaker”, destila lirismo em “Estate” (o bolero de Bruno Martino transformado em standard jazzístico depois de redescoberto por João Gilberto há 25 anos, em “Amoroso”) e chega ao ápice na Manciniana “Moment to moment”, na melhor gravação desde a de Freddie Hubbard, em 71, para o disco “First light”. Vai longe.
Legendas:
Diana Krall tirou Claus Ogerman da toca para gravar ”The look of love”
Eric Alexander revela seu aprimoramento constante em “The second Milestone”

No comments: