Wednesday, May 9, 2007

Convite de Marcelo Ghelfi


Recebo mensagem do Maestro, pianista, compositor e arranjador Marcelo Ghelfi, com quem tive a honra de trabalhar no antológico concerto de Ithamara Koorax com a Orquestra Jazz Sinfônica, em 2005.

"Sábado próximo, 12 de maio, a "Orquestra Jazz Sinfônica" se apresentará no Memorial da América Latina (21hs, entrada franca) com um programa que destaca a função do "arranjador".
Começando pelo Maestro Cyro Pereira, nosso "guru-mor", alguns dos arranjadores que mais têm escrito para a Jazz Sinfônica terão algumas de suas obras regidas pelo Maestro João Maurício Galindo.
Assim como outros instrumentistas da própria orquestra, eu terei uma peça minha no programa - "Algumas do Paulinho" - uma suíte composta em homenagem ao compositor Paulinho da Viola, tocada pela primeira vez quando o recebemos em concerto, ano passado.
Embora o programa desse concerto tenha uma partitura assinada por mim, eu não estarei presente ao piano, e essa é a razão do meu segundo convite.

Dia seguinte, domingo/13, a "Sinfônica Petrobrás" do Rio de Janeiro apresentará algumas suítes especialmente compostas por ocasião do I Festival Internacional de Trilhas de Cinema, sob regência do Maestro Júlio Medaglia.
Às 17hs, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, serão mostrados flashs de alguns dos mais importantes filmes brasileiros. Coube aos arranjadores convidados, elaborar as suítes de modo que elas "contem" a história do filme.
Tive a honra de ser convidado para participar desse trabalho ao lado de arranjadores consagrados como Chiquinho de Morais, Marcos Viana e Wagner Tiso, cuja experiência e competência estão muito acima deste aprendiz que lhes escreve. Como virtual representante da Jazz Sinfônica, assinei as suítes de "O Pagador de Promessas" (trilha original de Gabriel Migliori) e "Abril Despedaçado" (trilha original de Antonio Pinto e Ed Côrtes).

Sendo assim: para quem estiver em SP, Memorial com JAZZ SINFÔNICA no sábado; para aqueles que estiverem no Rio, o Teatro Municipal no domingo e a Sinfônica Petrobrás.

Abraços e bons concertos!
Marcelo Ghelfi"

No comments: