Thursday, December 11, 2008

"Opus Samba" live @ Cinematheque

OndeQuando.com - Cinematheque - Programação de 08 a 14 de DezembroEm seguida, sobe ao palco o tecladista e arranjador, Fabio Fonseca, que lança seu ... Produzido por Arnaldo DeSouteiro, Opus samba (Jazz Station Records, ...

http://ondequando.com/event/32391/Cinematheque---Programao-de-08-a-14-de-Dezembro
Beligerantes + Fabio Fonseca Trio
(11 de dezembro, quinta)

Nesta quinta, Beligerantes faz show gratuito às 20h, abrindo a apresentação do Fábio Fonseca Trio, marcado para às 22h.
Formada em 2007, os Beligerantes utilizam elementos do rock, da bossa e do reggae para compor sua estrutura rítmica e melódica.
A voz de Rick Yates conduz as canções com interpretação digna de uma performance teatral. Fabiano Alano comanda o violão, Ludhas Nao responde pela guitarra solo, Dande é o baixista e flautista e fechando a cozinha beligerante, o baterista Lino Ayres assume a maioria dos arranjos e a produção da banda.

Em seguida, sobe ao palco o tecladista e arranjador, Fabio Fonseca, que lança seu quarto trabalho solo e o primeiro (quase) totalmente instrumental. Produzido por Arnaldo DeSouteiro, "Opus samba" (Jazz Station Records) pode ser ouvido como jazz ou samba jazz, mas traz em suas doze faixas uma variedade de ritmos e gêneros que vai do funk até a bossa nova, tudo gravado ao vivo pelo trio incandescente, liderado por Fabio, com Pedro Leão no baixo e Mac Willian na bateria e percussão.

O músico, que desde a década de 1980 trabalha com artistas como Marina Lima, Lulu Santos, Fernanda Abreu, Ed Motta, Toni Platão, Edson Cordeiro, Luiz Melodia e Cláudio Zolli, agora mergulha fundo em suas próprias influências/referências.

No repertório do show, músicas do novo CD, como "Cochise" (Ray Santos), "Missing Dom Um" (Fabio Fonseca) o balanço setentista de Stevie Wonder relembrado em "Too high" (do clássico "Innervisions" de 1973), os ensinamentos de Zé Roberto Bertrami (Azymuth) dissecados e reescritos em "Mr. Bertrami" (Fabio Fonseca), o professor Renê Terra é homenageado em "Pro Renê" (Fábio Fonseca), entre outras.

Mal acabou de sair e o disco já está entre os mais vendidos na americana Dusty Groove e na japonesa HMV, com cotação de 4 estrelas no All Music Guide e no jornal O Globo, matérias na conceituada Cadence (USA) e na Prestige Audio Video (França), além de estar sendo executado em rádios e sites internacionais como na Jazzenligne e no programa da BBC de Londres do badaladíssimo Gilles Peterson.

Serviço:
Data: 11 de dezembro (quinta)
Show: Beligerantes – 20h l Gratuito
Show: Fábio Fonseca Trio – 22h l R$ 20,00

No comments: