Sunday, July 29, 2018

Genealogia Familias Agricola e Souteiro

Família Agricola (por Elge Agricola)

Padre Severino, meu Anjo da Guarda, nasceu na Polonia. Foi redentorista e veio para o Brasil, residindo em Minas gerais.

Foi padre do 1º colégio feminino de Belo Horizonte, o Colégio Cassão, fundado pelas Irmãs Cassão – Leopoldina (Dinda Sinhá) e Romualda (Mada), onde meu avô João Batista Palermo, italiano de Cosenza, internou as três filhas (Aurora, Aurea e Aurette) após a morte da esposa, minha avó Maria Celeste.

João Batista & Maria Celeste tiveram mais dois filhos: Armando (chamado de Armandinho, um gênio, que morreu de tétano aos 10 anos) e Aurelina, que foi criada por Aurea e morreu com 10 meses de idade.

Lá no Colégio Cassão, as irmãs Aurora (a mais velha, cujo apelido era Lola), Aurea (minha mãe, que Arnaldo viria a chamar de Zazá ou Zá) e Aurette (Dete, chamada de Biba por Arnaldo) estudaram e depois passaram a professoras.

Aurea lecionava francês e geografia; Aurora, trabalhos manuais; e Aurette, geografia. Assim, continuaram morando no Colégio Cassão, em troca do trabalho como professoras.
Aurea queria estudar Farmácia. Aurette queria ser dentista. Meu avô João Batista achou que Aurea deveria acompanhar a irmã mais nova nos estudos, e assim ambas se formaram em odontologia.

João Batista foi minerador e geologista, descobrindo pedras preciosas em Minas Gerais. Teve, como sócios, Mattarazo, Dolabela Portela e Martinelli. Teve em mãos a Vale do Rio Doce, mas a exportação do aço era proibida por Getulio Vargas. Acabou perdendo as terras (tomadas por usucapião) e o dinheiro para os “sócios”. Naquela época, se dizia que um fio de cabelo de barra valia como “palavra”.

Um ano após a morte de vovô, Getulio abriu a exportação pelo porto de Vitória, no Espirito Santo.
Meu pai, Ernani Agricola, era filho de Maria Lyra de Campos e Antonio Agricola dos Passos. Estudou no Colégio Arnaldo, só para meninos, formando-se em odontologia e depois medicina. E, enquanto estudava, lecionava matemática no Colégio Cassão. Contava que, no colégio, não queriam aceita-lo, pois preferiam um padre. Mas acabou “aprovado” porque nunca se atrasava para dar a primeira aula.

Ernani casou-se com Aurea em cerimonia realizada pelo Padre Severino no Colégio Cassão, em 29 de junho de 1922. A lua de mel foi no Rio de Janeiro, no centenário da Independência, em 7 de setembro de 1922.

Aurora e Aurette continuaram morando no colégio, em Belo Horizonte. Mas quando Elge nasceu, em 23 de abril de 1923, Aurora foi convidada a morar com eles na Rua Sergipe 186.
Graças aos ensinamentos de matemática de Ernani, Aurette passou num concurso para a Secretaria de Finanças de Belo Horizonte. Mais tarde, foi morar junto com toda a família a partir de 1930, quando estourou a famosa Revolução de 30.

A outra filha de Aurea & Ernani, Delza Agricola, nasceu em 15 de Março de 1931 em Belo Horizonte, MG.

Elge Agricola
Nascimento: 23 de Abril de 1923, segunda-feira, às 3hs, em Belo Horizonte, MG
Falecimento: 06 de Fevereiro de 2017, segunda-feira, às 20hs, no Hospital de Ipanema (Rua Barão da Torre), Rio de Janeiro, RJ
Padre Severino Severens, que celebrou o casamento de seus pais, Ernani Agricola & Aurea Agricola, batizou Elge em 24 de Maio de 1923. Ela o considerava seu Anjo da Guarda.
***
Delza Agricola
Nascimento: 15 de Março de 1931, em Belo Horizonte, MG.
Falecimento: 23 de Agosto de 1985, no Rio de Janeiro (Hospital Samaritano), RJ.
***
Aurea Agricola
Nasc: 07 de Dezembro de 1894, em Belo Horizonte, MG.
Falec: 24 de Março de 1990 (em casa na Rua Vitório da Costa 11/303, Humaitá, pela manhã), no Rio de Janeiro, RJ.
***
Aurora Palermo
Nasc: Belo Horizonte, MG
Falecimento: 23 de Março de 1955 no Rio de Janeiro, RJ
***
Ernani Agricola
Nasc: 09 de Agosto de 1887, em Palma, MG.
Falec: 14 de Julho de 1978 (por volta das 3hs da madrugada), Rio de Janeiro, RJ
***
Aurette Palermo
Nasc: 26 de Outubro de 1897, em Belo Horizonte, MG
Falec: 02 de Setembro de 1983 (por volta de 8hs da manhã na Casa de Saúde São José, Humaitá), Rio de Janeiro, RJ
***
Walter Pinto Souteiro
Nasc: 24 de Abril de 1924, Rio de Janeiro, RJ
Falec: 15 de Outubro de 2012, Rio de Janeiro, RJ.
***
Walter era filho de Rosa Souteiro (nascida no Rio de Janeiro) e José Souteiro (nascido em Portugal). Walter Souteiro e Delza Agricola casaram-se em 1962, e o filho Arnaldo Agricola DeSouteiro nasceu em 23 de Junho de 1963 no Rio de Janeiro, RJ, às 20:30hs, na Casa de Saúde São José, Humaitá.

Padre Severino Severens (1862-1925) - Bio & Reminiscences

por Arnaldo DeSouteiro
(Pe. Severino Franciscus Severens, C.Ss.R.)

Padre Severino Severens celebrou o casamento de meus avós (Ernani Agricola & Aurea Agricola) e batizou minha tia & madrinha Elge Agricola em 24 de Maio de 1923, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Ele a chamava carinhosamente de "Rosa Maxixa" e pedia que Aurea a levasse até a estação de trem quando ele passava por BH. Elge o considerava seu "Anjo da Guarda". Até os últimos dias de sua vida, rezava tendo em mãos um Terço dado por ele, que me deixou como preciosa herança de fé, caridade, bondade e generosidade.

Dois anos depois do batismo, Padre Severino faleceu em 08 de Janeiro de 1925, às 22:30hs, no Convento de Santo Afonso, em consequencia de uma ensolação, levando a "Vice-Província Holãndico-Brasileira" a emitir uma nota comunicando a "grande perda". A nota, além de relatar a brilhante vida devotada a Deus, ao Cristianismo e aos fiéis, comentava "o caracter alegre na juventude, um brincalhão que gostava de alegrar os confrades".

Nascido Franciscus Severens a 04 de Maio de 1862 em Maastricht, Holanda, entrou para o Juvenato em Roermond, em 1874.

No dia 07 de Setembro de 1880 entrou no Noviciado e recebeu o hábito Redentorista a 15 de Outubro daquele mesmo ano. Emitiu os votos na Igreja de Wittem no dia 27 de Dezembro de 1881.

Foi ordenado Sacerdote a 08 de Outubro de 1886. Inicialmente foi nomeado Professor e depois Missionário. Granjeou renome de fenomenal pregador.

Nomeado para o Brasil, sacrificou tudo isso, e chegou a cidade mineira de Juiz de Fora no dia 06 de Maio de 1899. [No Brasil, os Redentoristas iniciaram suas atividades em 1893, através da Província holandesa].

Segundo o historiador Sergio Augusto Moreira Bastos, em 1907 chegaram a Montes Claros "os sacerdotes Severino Severens, Afonso Mathysen, Bernardo Willems, Theodoro Roosmalen, Sebastião Dorresteyn e Clemente Wildt, que aqui vêm pregar as Santas Missões. Reúnem-se nessa ocasião, na sede da Paróquia, 6 redentoristas holandesas, 5 sacerdotes premonstratenses e 2 padres brasileiros. Após 15 dias de pregações na cidade, partiram em grupos de três pregadores a fim de levar a palavra de Cristo às 9 Capelas existentes na Paróquia".

Trabalhador incansável, em seus quase 26 anos de Brasil, Padre Severino pregou 32 "Santas Missões", 63 Retiros Para Clero de várias dioceses. e mais 53 outros "exercícios". Ganhava a simpatia de todos, pois era considerado "um santo de simplicidade".

Em Belo Horizonte, o padre redentorista (pertencente à Congregação do Santíssimo Redentor, popularmente chamada de Congregação Redentorista), ficou conhecido como "O Catequista". Muito procurado como confessor, entre seus penitentes contaram-se os "Presidentes de Minas Gerais" Arthur Bernardes e Francisco Sales, com suas respectivas esposas.

Na cidade de Curvelo (então trabalhando na "Parochia de Santo Antonio de Curvello"), onde nasceu meu saudoso amigo Luiz Claudio de Castro, cantor e compositor da mais alta estirpe musical, fundou a revista "O Santuário de São Geraldo" que subsistiu por mais de 78 anos.

Segundo minha tia, um processo de beatificação foi iniciado alguns anos após sua morte, mas não sabia me dizer mais detalhes sobre o lento andamento. Procurei muito na internet e nada encontrei. Na verdade não existia, até agora, nenhuma biografia do Padre Severino na web. Agora há.

E agradeço a ele por toda a fé que transmitiu a várias gerações da minha família, inclusive a pessoas que não chegaram a conhece-lo, como minha mãe Delza Agricola, mas que o adotou em suas orações. Minhas tias-avós Aurette Palermo e Aurora Palermo, que conviveram com o Padre Severino, também o adoravam. À ele devo principalmente o milagre de ter conservado minha tia Elge Agricola em excelente estado de saúde física e mental durante 93 anos, preservando-a lúcida até três dias antes da morte, sem nunca ter sofrido uma fratura, um assalto, absolutamente nenhum mal grave; milagre do qual dou testemunho público em sinal de Fé, me colocando à disposição para manifestar-me no processo de beatificação. Certamente estaremos todos juntos no Dia da Ressurreição. Com a graça de Deus, Amém.
(O holândes P.e Severino Severens, padre redentorista)

No comments: