Sunday, July 11, 2021

Dr. Ernani Agricola, pic 144 - Jornal do Comércio, 1937

"Jornal do Comércio" - 30 de Outubro de 1937

Prosseguem as providências do Ministério da Educação e Saúde no sentido de tornar cada vez mais eficiente e ampla a assistência aos leprosos e combate à lepra.
O Sr. Barros Barreto, Diretor do Departamento Nacional de Saúde, visitou recentemente os Estados do Norte. Para o Norte também havia seguido o Sr. Ernani Agricola, Diretor da Divisão de Saúde Pública, afim de inspecionar os serviços de combate à lepra, malária e peste. De regresso, o Sr. Ernani Agricola comunicou suas observações, sendo tomadas importantes providências em matéria sanitária.
À convite do Presidente da Assembléia e do da Sociedade de Medicina e Cirurgia, realizou o Sr. Ernani Agricola duas conferências sobre o plano geral de combate à lepra e as medidas a serem tomadas em relação ao Pará, explicando, ainda, as razões da escolha do terreno.
O Sr. Ernani Agricola visitou a Fazenda de São Bento, no Ceará, julgando satisfatória as condições de seu terreno para a construção de um novo leprosário.

O Sr. Ernani Agricola visitou na Paraíba as obras do novo leprosário, a ser concluido em Fevereiro. No Estado de Pernambuco, visitou as obras da Colonia de Mirueira, que estará pronta em Março. No Estado de Alagoas, tomou todas as providências para se iniciar ainda este ano a construção de um novo leprosário. Na Bahia, visitou o terreno adquirido pelo Estado para a construção do novo leprosário, a ser iniciado no corrente exercício. No Espírito Santo, visitou a Colonia de Itanhenga, inaugurada este ano e em pleno funcionamento, e as novas construções. Em todos os Estados, o Sr. Ernani Agricola pode contar com a valiosa cooperação das delegacias federais de saúde, criadas pela reforma do Ministério, e autoridades sanitárias locais, bem como com o apoio dos Governadores.

Está assim em plena realização o programa de combate à lepra traçado pelo Sr. Gustavo Capanema, Ministro da Educação e Saúde, no qual o Sr. Getulio Vargas, Presidente da República, vem prestando todo o apoio.

No comments: