Friday, August 3, 2007

Delza Agricola de Souteiro - Bio



Biografia resumida de minha mãe, Delza Agricola de Souteiro (primeira mulher a se formar em regência no Brasil, pelo Conservatório Brasileiro de Música), verbete do livro "Nós, As Mulheres" (notícia sobre as compositoras brasileiras), de autoria de Eli Maria Rocha.
Na capa, foto de Chiquinha Gonzaga.
*******
A small biography of my mother Delza Agricola de Souteiro, printed in the book "Nós, As Mulheres" ("We, The Women", about Brazilian female composers), written by Eli Maria Rocha.
In the cover photo, composer Francisca "Chiquinha" Gonzaga.

Excerpt from page 50:

DELZA AGRICOLA nasceu em Belo Horizonte no dia 15 de Março de 1931. É professora de Educação Musical, de Piano, e Harmonia. Maestrina e compositora. Estudou no Conservatório Brasileira de Música, no Rio de Janeiro, e fez especializações pela Academia de Música Lorenzo Ferandez, também no Rio de Janeiro. Apresentou-se durante muitos anos como recitalista em vários centros culturais, como também pelas rádios no Rio de Janeiro. É Membro Honorário da Academia de Música Lorenzo Fernandez e recebeu Menção Honrosa conferida pela Associação de Jovens Pianistas, da qual foi sócia-fundadora e 1ª Secretária de 1957 a 1961.

Pertenceu, ainda, à Juventude Musical Brasileira, Associação Artística Mathilde Bailly, União dos Músicos do Brasil (sócia-fundadora) e ao Centro de Desenvolvimento Artístico. Tem várias monografias publicadas, assim como também tem colaborado para a Revista C.B.M., do Conservatório Brasileiro de Música.

Sua obra musical é adotada em programas oficiais do Conservatório Brasileiro de Música, e também de outras escolas musicais, e executada em muitas audições de piano de diversos professores. Escreveu para piano a Suite Infantil, composta de três peças já bastante conhecidas, Tati passeia no campo, A borboleta azul e O pintinho atrevido; uma Valsa, Tema com Variações, Noturno, Lamento, Suite em mi menor e uma Sonata em ré maior. Para canto e piano, destaca-se a Modinha, já bastante divulgada.

Escreveu duos camerísticos, obras para violoncelo, trompa, violino, fagote, trompete, trombone, oboé com acompanhamento de piano. Tem, ainda, o Trio Brasileiro, uma Sonata para Violino e Piano em lá maior, Suite para Orquestra de Cordas, e o Poema Brasileiro para orquestra sinfônica.
********
Sobre a autora Eli Maria Rocha (da "orelha" do livro):
Carioca, pianista, com inúmeros prêmios nacionais, vem desenvolvendo, nos palcos e na imprensa, intenso trabalho de divulgação dos músicos brasileiros e suas obras. Jornalista formada pela UFRJ, fotógrafa cadastrada no Infoto da Funarte e filiada à Associação Brasileira de Arte Fotográfica, com prêmios em concursos e exposições. Além de dedicar-se à pesquisa musical, escreve poesia e contos infantis, tendo recebido o 2º Prêmio pelo MAC-Comig (1981), Menção Honrosa no 3º Concurso Nacional de Poesias Raimundo Corrêa (1983), 1º Prêmio no I Concurso Nacional de Contos Infantis pela Revista Raiz e Universidade Federal de Sergipe (1982). Membro Catedrático da Academia Internacional de Música, patrono Chiquinha Gonzaga.

No comments: