Monday, February 1, 2010

"Backstage" - February 2010

"Backstage" magazine - February 2010
Includes, on the "Play-Rec" column on page 22, reviews written by Alexandre Coelho about two CDs produced by Arnaldo DeSouteiro: "Bim Bom - The Complete João Gilberto Songbook" and "Audiosapiens." A transcription follows:

"Bim Bom - The Complete João Gilberto Songbook" / Ithamara Koorax & Juarez Moreira
"Bim Bom" é uma reunião de talentos tão raros que só poderia resultar em um álbum excepcional. O repertório explora (e foge ao óbvio) a obra de ninguém menos que João Gilberto, um dos maiores compositores e intérpretes do mundo. O violão de Juarez Moreira presta tributo a um dos mentores da bossa nova sem deixar de lado sua própria identidade. A voz de Ithamara Koorax, inteiramente à vontade ao passear pelo gênero, justifica porque é uma das mais celebradas pelos amantes do jazz mundo afora: trata-se de um registro completo. É técnica, límpida, extremamente afinada, com emissão impecável e muita sensibilidade a cada interpretação. De quebra, a produção fica a cargo do experiente Arnaldo DeSouteiro que, sem firulas, extrai o melhor de cada nota.

"AudioSapiens"
Em seu homônimo álbum de estréia, o Audio Sapiens busca no pop-rock dos anos 80 a fonte de inspiração para as 10 faixas que compõem o trabalho. As letras em espanhol tornam inevitáveis as comparações com as bandas "hermanas" daquela década e com uma faceta mais romântica dos Paralamas do Sucesso, trupe brasileira que mais se aproximou da produção musical latina de antanho. "Te acuerdas?" é uma bela canção apoiada em uma levada de violão com texturas de teclados e pontuada por um violoncelo. Em "Todo oídos" as guitarras até arriscam uma distorção, mas a estrutura da composição não foge à base pop-rock que orienta todo o trabalho. O divertido shuffle "Ombligo del mundo", uma das melhores faixas do disco, brinca com o jazz e usa até um inusitado vibrafone.

No comments: