Wednesday, March 20, 2019

Simone Leitão em recital imperdível na Sala Cecilia Meireles, nesta sexta, dia 22

Simone Leitão volta a Sala Cecília Meireles
Pianista apresenta Händel, Villa-Lobos, Bach, Rachmaninov e Mehmari em recital na série Piano na Sala

Virtuose de emoção à flor da pele, Simone Leitão honra e já faz parte da linhagem das grandes pianistas brasileiras consagradas internacionalmente, ao lado das lendárias Magda Tagliaferro e Guiomar Novaes.

Seu mais recente CD, focado na obra de Bach, uma de suas maiores paixões, é simplesmente extraordinário, incluindo uma performance desde já antológica do "Concerto Italiano" (também conhecido como "Concerto Em Estilo Italiano"), escrito em 1735. Sua execução do belo e rapsódico segundo movimento - Lento - no qual Bach enriqueceu o lirismo da escola italiana, é comovente pela perfeição alcançada na combinação da "calma" pulsação rítimica com a maneira como "canta" as notas, atingindo altíssimo nível de expressividade.

Conseguir gravar Bach com personalidade, imprimindo uma marca pessoal à obras tão exploradas à esta altura do campeonato, depois de milhares de gravações, é uma coisa dificílima, uma autêntica proeza.

Ainda no embalo de seu último recital que lotou o Carnegie Hall, em Nova York, no início deste ano, Simone Leitão traz ao Rio o programa que arrebatou os nova-iorquinos. A apresentação ocorre na sexta-feira, dia 22 de março, às 20h, na Sala Cecília Meireles.

No repertório, "Chacone em Sol Maior", de Georg Friedrich Händel; "Bachianas Brasileiras No. 4", de Heitor Villa-Lobos; "Chacone em Ré menor", de Johann Sebastian Bach (na transcrição de Ferruccio Busoni, outro ponto alto do brilhante CD de 2017); "Grande Baião de Concerto", de André Mehmari, peça dedicada a Simone Leitão; e a "Sonata em Si bemol Menor, Op. 36", de Sergei Rachmaninov, peça que promete emoções fortes, especialmente na coda do terceiro movimento.

O concerto, que integra a série "Piano na Sala", faz parte da turnê internacional da artista que passou por São Paulo, Quito, Curaçao, Miami, Nova York, Los Angeles, Salvador e termina dia 27 de abril no Teatro Nacional da Costa Rica.
"O Bach de Leitão é cheio de imaginação e alma." - Jed Distler, Gramophone UK, 2018
"Técnica fluente, paixão, precisão, controle sem falhas e arte inata." - Harry Rodnick, Nova York, 2015
"Leitão é uma solista de nota-perfeita com a Sinfônica de Miami." - Lawrence Budmen, Miami Herald 2011

Em novembro de 2017, Simone Leitão lançou seu segundo CD pela MSR Classics, dedicado a Bach. O álbum recebeu crítica elogiosa da Gramophone UK em fevereiro de 2018. Desde 2012, Simone Leitão roda o Brasil com a sua Academia Jovem Concertante, projeto de qualificação de jovens músicos, e mantido uma paixão intensa pela música de câmara com a Semana Internacional de Música de Câmara do Rio de Janeiro, na qual é criadora e diretora artística. A Rio Music Week apresenta todos os anos repertório variado com artistas de diferentes países.

Pianista, historiadora e empreendedora musical, Simone mantém uma agenda de 40 concertos por ano no Brasil, Europa, Ásia e Américas. Doutora em Piano Performance e Musicologia pela University of Miami, Mestre em piano pela Academia de Música da Noruega em Oslo, e Bacharel em educação musical pela Uni-Rio, ela é uma artista inquieta e versátil que acredita na força da música de concerto como idioma universal e forte ponte de comunicação entre povos e culturas diversas.

Programa

Georg Friedrich Händel
Chacone em Sol Maior

Heitor Villa-Lobos
Bachianas Brasileiras No. 4
-Coral (Canto do Sertão) - Largo
-Ária (Cantiga) – Moderato

Johann Sebastian Bach (transc. Ferruccio Busoni)
Chacone em Ré menor

André Mehmari
Grande Baião de Concerto
-Primeira Parte
-Segunda Parte
-Toccata

Sergei Rachmaninov
Sonata em Si bemol Menor, Op. 36
-Allegro Agitato
-Non Allegro - Lento
-Allegro Molto
Série Piano na Sala | Simone Leitão
22/03/2019, 20h
Sala Cecília Meireles | Largo da Lapa, 47 – Centro | +55 21 2332-9224 | www.salaceciliameireles.rj.gov.br | www.facebook.com/salaceciliameireles

Capacidade: 670 lugares
R$50 (R$25 estudantes e idosos
NA WEB: www.simoneleitao.com.br
INGRESSOS: www.ingressorapido.com.br

No comments: