Tuesday, June 22, 2021

Dr. Ernani Agricola, pic 15 - Rotary Club, 1924

Perfil do Dr. Ernani Agricola publicado em 1924 na revista do Rotary Club de Belo Horizonte, Minas Gerais.

Formado em medicina pela Faculdade de Belo Horizonte, turma de 1919, tendo defendido tese em 1920, com a apresentação do trabalho: "Da punção ganglionar no mal de Hansen", que foi aprovada com distinção, a terceira conferida pela Faculdade desde a fundação.

Logo após a formatura, foi designado pelo Diretor de Higiene do Estardo de Minas para importantes comissões, afim de debelar surtos epidêmicos de febre tifoide, varíola e malária em vários municípios do Estado.

Nomeado médico do Saneamento Rural de Minas, em fins de 1920, foi em janeiro de 1921 encarregado de organizar e dirigir o sub-posto de Martinho Campos e os serviços de profilaxia contra a malária à margem da Estrada de Ferro Paracatú, em construção, e na Colônia Alvaro da Silveira.

No segundo semestre de 1921, foi transferido o subposto de Martinho Campos para Bom Despacho, sendo ali organizado o Posto de Saneamento Rural sob a sua direção.

Permaneceu à testa deste serviço até março de 1923, quando foi escalado para reorganizar o Posto Permanente de Higiene em Queluz de Minas, onde chefiou o serviço até janeiro de 1925, quando, por determinação do Dr. Diretor de Saneamento Rural, foi mandado fazer o curso especializado de Malária, organizado pela Fundação Rockefeller e o Departamento Nacional de Saúde Pública.

Em Junho de 1925, tendo o diretor de Saúde Pública da Bahia, solicitado da Fundação Rockefeller um técnico para auxiliar a organização dos Postos Permanentes de Higiene, foi pelo Dr. Strodd, Diretor da Fundação, convidado para desempenhar a honrosa comissão com a qual concordou, dando a necessária permissão, o Dr. Samuel Libanio, então Diretor de Higiene em Minas.

Regressando da Bahia em 1924 foi pela Fundação Rockefeller designado para dirigir os seus serviços em Minas, até que com a reorganização dos Serviços Sanitários do Estado, foi em Janeiro de 1928 nomeado inspetor dos Centros de Saúde e Profilaxia, cargo que atualmente ocupa, sendo, em virtude do dispositivo expresso no Regulamento Sanitário d Estado, o Diretor do Centro de Saúde da Capital.

 Publicou os seguintes trabalhos:

- Da punção ganglionar no mal de Hansen

- Higiene Escolar no Programa de Saúde Pública

- Postos Permanentes de Higiene Municipal

- Higiene Escolar: Dadas as condições de meio como instituir o serviço de inspeção médica escolar

- Verificações biométricas das crianças em idade escolar no Estado de Minas, de colaboração com o Dr. Lucas Machado

- Educação Sanitária na Escola Primária

- Centros de Saúde e Postos de Higiene no Estado de Minas

No comments: