Sunday, October 5, 2008

"Bossa Nova Singers" and "Saravá!" reviewed on "Backstage"

"Backstage" magazine - Otctober 2008 issue
Ano 15, nº 167
Reviews about the CDs "Bossa Nova Singers" (compilation produced by Arnaldo DeSouteiro for Verve Music Group) and Carlos Lyra's "Saravá" (reissue produced by Arnaldo DeSouteiro for Sony BMG)
Page 66:
Bossa Nova Singers
Arnaldo DeSouteiro
(Verve Music)

A bossa nova, que agora faz 50 anos, surgiu como um estilo inovador, ganhando ótima repercussão internacional em pouquíssimo tempo. O produtor Arnaldo DeSouteiro selecionou músicas que, mesmo após tanto tempo, mantêm o frescor do ritmo com gravações não usuais, dando um toque de novidade ao álbum. A compilação inclui vários standards da bossa nova que ficaram muito longe do lugar-comum. "Mas que Nada" aparece, não na gravação de Jorge Ben, mas sim de Luiz Henrique. Por sua vez, Jorge Ben ataca de "Oba, La, La" com arranjo do trombonista Nelsinho, enquanto outro tema de João Gilberto, "Bim Bom", surge na voz de Astrud com arranjo de Gil Evans e sua metaleira implacável, além da incendiária bateria de Dom Um Romão. O disco está entre os mais vendidos no site da loja DustyGroove, de Chicago.
Page 68
Saravá
Carlos Lyra
(BMG/RCA)

Saravá é um daqueles discos que inexplicavelmente demoraram a ser lançados no Brasil. Em verdade vos digo que este álbum talvez nunca seria lançado por aqui não fosse o produtor Arnaldo DeSouteiro. Gravado inteiramente no México durante um período em que Carlos Lyra e tantos outros não encontravam mais eco no Brasil. Usando quase que exclusivamente músicos do próprio local de gravações, Lyra cercou-se do que havia de melhor em mãos, devido às circunstâncias. Este pode ser considerado um ponto alto de sua arte como composição, interpretação e senso artístico. Mesmo que em atraso: parabéns Carlos Lyra, parabéns Arnaldo DeSouteiro. Assim Seja!

No comments: