Vida longa aos LPs - Fórum de Violão
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From "Philos" on August 10, 2006:
96KHz e 24 bits a partir de uma remasterização de lp mono arranhado não vale né?
Quando me refiro aos formatos é DDD (digital na gravação, na mixagem, e na masterização).
Mesmo em casos onde há boas fontes, gravados em fita nos anos 70 e 80, o som final ainda vai soar mais seco que o analógico, pelos motivos já discutidos.
No caso de gravações totalmente digitais, bem feitas (com UMA conversão apenas, logo após o microfone e o pré-amp, e mantendo o mesmo formato por todo o processo até a masterização, o que nem sempre acontece), a dinâmica e claridade humilha o LP.
Ouvir rock dos anos 70 em vinil e achar o máximo, por causa da nostalgia com o som em baixa definição, vá lá, agora música erudita?
Dia desses um baixista me trouxe de presente um CD gravado com excelente equipamento e bom produtor (Arnaldo DeSouteiro), onde tinha hora que soavam 4 baixos, banda completa, voz, metais, percussão...tudo claro e perfeitamente audível. No vinil, ao invés da sonoridade caleidoscópica, haveria uma confusão...
Em CD's de músicqa erudita bem gravados, se houve o barulhinho das chaves dos instrumentos de sopro, a respiração do violonista..isso com um formato ultrapassado.
Por outro lado, é comum ouvir CD's (principalmente de uns 10 anos ou mais de lançamento) com mixagem "vazia", e espaço demais entre os instrumentos. Hoje os produtores estão adaptados à nova linguagem de mixagem necessária a uma sonoridade mais coesa no ambiente digital, com maior definição, e cada vez mais há excelentes gravações.
Friday, August 8, 2008
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