Thursday, July 1, 2021

Dr. Ernani Agricola, pic 96 - Jornal "Estado de Minas"

Jornal "Estado de Minas" - 18 de Junho de 1946
"Minas E Suas Administrações Sanitárias"

As campanhas realizadas pela ciência sanitária no Brasil, a partir de Oswaldo Cruz, compõem uma das grandes páginas da história da nossa cultura. É preciso conhecer ao menos nos seus aspectos essenciais a evolução dos serviços de Saúde Pública em nosso país, para se sentir o que tem havido de abnegação, tenacidade e devotamento no esforço dos sanitaristas brasileiros. 
Ainda agora, o ilustre higienista Raul de Almeida Magalhães veio a público para fazer justiça à obra de algumas das mais notáveis administrações sanitárias do passado. Referindo-se a Minas gerais, lembra aquele mestre de medicina, com a autoridade que todos lhe reconhecem, uma série de fatos realmente dignos de ser evocados com orgulho. Não se pode esquecer, realmente, a ação desenvolvida por Samuel Libanio na Diretoria de Higiene deste Estado e a luta admirável que ele sustentou em defesa da saúde coletiva. 

Ernani Agricola é outra grande figura de cientista, a quem devemos render todas as homenagens do nosso reconhecimento. Foi ele quem sistematizou e dirigiu nos seus primeiros movimentos a campanha contra o mal de Hansen, conseguindo interessar a iniciativa privada na ofensiva contra o terrível flagelo. O programa de Ernani Agricola encontrou continuadores devotados e capazes em Mario Campos, Castilho Junior e Otto Cirne, este último ainda recolhendo os aplausos que a sua recente administração sanitária recebeu de toda Minas. Juntemos a esses nomes ilustres os de Antonio Aleixo, Josefino Aleixo, Orestes Diniz e Antonio Carlos Horta, para citarmos apenas os principais colaboradores da ofensiva contra a lepra.

O atual governo mineiro, ao planejar e executar a reforma dos serviços de Saúde Pública, decerto que se limitou a ampliar a obra dos que vieram antes dele. E o que há de mais louvável na tarefa do Sr. Alvino de Paula é exatamente não ter subestimado o esforço dos seus predecessores. Ao contrário, o diretor da Saúde Pública conservou quase intactas as linhas fundamentais da obra construída por aqueles cientistas. Não se pode negar, no entanto,  que os serviços sanitários em Minas ganharão consideravelmente em eficácia, em correção técnica, com a execução do esquema a que está ligado o nome ilustre do atual diretor do Departamento Estadual de Saúde. Com a reforma que acaba de empreender, o Sr. Alvino de Paula toma lugar entre os que serviram mais lúcida e eficientemente aos interesses da saúde do povo.



No comments: