Thursday, July 1, 2021

Dr. Ernani Agricola, pic 95 - Doutorandos de 1919

Recordações Academicas - Doutorandos de 1919
Sobre o Dr. Ernani Agricola

Quem o vê com aquele todo simples e um certo ar de timidez, falando macio, quase sem abrir a boca, não poderá nem por sonho prever que ali esteja.
Lecionando, chegou a concluir o curso de Odontologia ; mas não esteve pelo boticão nem pela broca e matriculou-se no curso médico. Impressionado com o brado messiânico de Miguel Pereira: "o Brasil é um vasto hospital". Pelo seu nome, deveria ter-se consagrado à grandeza dessa que por aí vive desfalcada de braços, como a Venus de Milo, e que é a Agricultura. Mas, como o nome é uma voz... 

Para provar que Hippocrates não se peja de dar o braço à Euterpe, é o batuta da orquestra do Centro Academico, como é também um dos turunas do hospital, onde tem revelado uma aptidão clínica apreciável, a par de inteligencia e cultura. Veio até o 6º ano como indiferente ao frou-frou das saias, mas, agora, apareceu hervado pela flecha do deus traquinas e já está noivinho da silva. Hábil, maneiroso, insinuante, foi dos que mais fizeram para harmonia da questão de escolha de paraninfo e homenageados da turma, questão que pôs no Ramiro dez cabelos brancos e duas rugas nos cantos dos olhos.


No comments: