Tuesday, June 22, 2021

Dr. Ernani Agricola, pic 12 - "O Globo" newspaper - April 17, 1941

Story about Dr. Ernani Agricola published on the newspaper "O Globo" on April 17, 1941
Artigo publicado no jornal "O Globo" em 17 de Abril de 1941, coluna "Ecos":

Se é verdade que  nem sempre há o que dizer sobre umas tantas nomeações verificadas para esses ou aqueles postos, e que por vezes surpreendem, nem por isso é menos certo não serem raras as designações diante das quais a opinião pública, longe de se mostrar indiferente ou fria, atesta sua satisfação, louvor e confiança. Pode-se dizer de modo geral se acharem neste caso as nomeações dos diretores de serviço do Departamento Nacional de Saúde, visto que quase todas, senão todas, foram distinguir especialistas consagrados e de ação reconhecida nos círculos da mais vigilante crítica das nossas coisas de higiene e saúde pública.

Basta recordar que na lista dos que se empossaram figuram nomes de merecimento comprovado no país e no estrangeiro, funcionários que conhecem as condições sanitárias do Brasil inteiro, tendo-o percorrido a bem dizer palmo a palmo, como seria o caso do Sr. Ernani Agricola, diretor do Serviço Nacional de Lepra e de modéstia no entanto só igualada pela sua competência, festejada nos congressos e conferências internacionais da especialidade. 

O cargo de diretor geral do Departamento, confiado ao Sr.  Barros Barreto, também serve a denotar a segurança ou felicidade da escolha, por isso que a nomeação recaiu sobre um grande estudioso, sobre um funcionário de invejável atividade e entusiasmo, podendo-se dizer outro tanto da escolha do Sr. Theophilo de Almeida, que é também da escola silenciosa mas operante do Sr. Ernani Agricola, para não citarmos outros ainda, que todos mereceriam a rigor a melhor referência. 

No comments: