Tuesday, August 12, 2014

Tomorrow, Anna Mjöll back @ Vitello's

Icelandic singing sensation Anna Mjöll will bring her jazz stylings to Upstairs at Vitello’s Jazz & Supper Club (4349 Tujunga Ave, Studio City, CA) on Wednesday, Aug. 13.

The blonde beauty from Reykjavik has been wowing Southern California audiences with musical performances dedicated to the Great American Songbook, winning glowing reviews from critics and audiences alike.

Mjöll has music in her DNA, growing up in Iceland as the daughter of two of the country’s best-known jazz musicians. Her father, Olafur Gaukur, is one of Iceland’s most-respected jazz musicians, recording many acclaimed albums in his lifetime. Mjöll’s mother, Swanhildur Jakobsdóttir, is a renowned singer and radio and television personality. She recently joined her daughter on stage for a rare appearance at a popular Icelandic jazz club.

Mjöll has been called “Iceland’s gift to contemporary jazz vocalizing” and will demonstrate why that is true at her Vitello’s engagement. Showtime is 8pm.
Decades before Tujunga Village became one of the Valley’s trendiest retail stretches, Vitello’s Restaurant took shape in Studio City a few doors north of Woodbridge Street. Vitello’s became a hangout for the Rat Pack & Frank Sinatra’s autographed photo still occupies a place of honor in the restaurant’s Hall of Fame today. TV & Movie talent still continue to drop by for a plate of Pasta after taping shows at Studio City’s CBS Radford Studios lot, NBC & Universal Studios & sound stages. It is a Hollywood tradition!

3 comments:

Alexandre Marques said...

Boa noite, Arnaldo. Sou um novo leitor de seu blog. Antes de mais nada, gostaria de dizer que aprecio muito as suas matérias sobre jazz e sobre os 40 anos de Prelude, de Eumir Deodato, em especial. No entanto, gostaria apenas de tirar uma pequena dúvida contigo. Recentemente, foi publicado aqui no Brasil um livro organizado pelo jornalista carioca Célio Albuquerque, intitulado "1973-O ano que reinventou a MPB" abordando cerca de 50 LPs lançados naquele ano (73), e o disco Prelude, de Deodato, foi um dos discos resenhados. No mesmo livro também enfatiza que o disco foi lançado em 1973 no Brasil. Você afirmou categoricamente em seu blog que o referido LP, apesar de ter sido gravado em setembro de 1972, o mesmo chegou às prateleiras das lojas somente em fevereiro de 1973, embora muitas fontes insistem (erroneamente, eu acredito, e quero continuar acreditando nisso) em creditar 1972 como sendo o real ano de lançamento, já que no rótulo do lançamento original em vinil consta (P) 1972. Afinal, qual informação realmente procede? Eu acredito que ou houve um atraso na distribuição dos vinis nos EUA, ou a gravadora CTI confundiu ano de lançamento com ano de gravação, já que este tipo de erro tem muitos precedentes, segundo minhas pesquisas. Mas eu quero (e preciso) ouvir de você: Prelude realmente chegou às lojas dos EUA somente em fevereiro de 1973? E o compacto simples de Zarathustra, foi lançado antes ou depois do LP? Ou 1973 foi o ano de lançamento do LP somente no Brasil? É uma dúvida atroz que consome minhas entranhas (rsrsr), porém, como já disse, eu quero continuar acreditando que o disco foi realmente lançado originalmente nos EUA em fevereiro de 1973 e pouco tempo depois, no mesmo ano, em outros países, incluindo o Brasil. Aguardo sua resposta. E se puder citar também o dia exato do release (DD/MM/AA), eu ficaria muito agradecido. Parabéns pelo seu blog, Arnaldo!

Arnaldo DeSouteiro said...

Alexandre, Já tinha visto correções q vc fez a um texto sobre o Eumir publicado por uma pessoa bem intencionada, mas totalmente equivocada, em 2010. Não acredite em nada publicado em sites ou blogs brasileiros. Tem sempre alguma coisa errada. Geralmente 99%... As pessoas que tentam escrever não erram de propósito. Mas sofrem do mal da era Google, vão repassando informações erradas ou mal traduzidas, e vira uma bola de neve incontrolável. Como elas não possuem os discos nem os exemplares das revistas nem consultam as fontes corretas (pq acham que perguntar é mostrar ignorância), não tem como checar o que acham q sabem. Há mais de 30 erros no tal texto!!! A começar pelo ano de nascimento do Eumir (o correto é 1942, não 1943). Ele tb nunca fez arranjos para Paul Desmond nem para Ron Carter nem para George Benson. Muito menos para Toots Thielemans e Tony Bennett. A Maria Helena Toledo nunca foi contratada da CTI. Os arranjos para 2 discos do Bonfá lá citados não são dele (o "Introspection", cuja primeira reedição oficial eu produzi para a BMG, é um álbum de violão-solo!) A CTI não tinha mais nenhuma ligação com a A&M na época do lançamento de Prelude, enfim, uma loucura completa. O P.1972 significa pura e simplesmente Printed, ou seja, foi qdo o LP ficou pronto, finalizado (depois das etapas de masterização q, na epoca do vinil chamava-se "corte", fotos, e impressão da capa). Provavelmente isso aconteceu em Dezembro de 1972, já q a gravação ocorreu em setembro, a mixagem foi feita em outubro, e a capa criada em novembro. Mas daí até um disco começar a ser distribuído podem se passar meses... (Eu mesmo, como dono de um selo, e produtor freelancer para várias companhias, já passei por esta situação inúmeras vezes). Tanto que o "show de lançamemento" de Prelude somente ocorreu em Abril de 73, e todos os prêmios recebidos referem-se a 1973 ("melhor artista de jazz do ano", "álbum mais vendido de jazz no ano" etc etc). E o Grammy, referente a melhor pop instrumental performance de 73, foi entregue na cerimônia de 1974! Outro erro crasso repetido ad nauseam, que não consta do texto em questão, mas aparece em dezenas de outros artigos sobre o Eumir e/ou o João Donato, é de que o LP "Donato/Deodato" foi gravado em 1969!!!!!! De onde tiraram isso??? O disco começou a ser gravado em fins de 1972, e finalizado em março de 1973. Mas só falam em 69! Deve ser alguma frustração sexual grave que se tornou viral. Mas, na boa, acho tudo isso mto triste, deplorável. Se vc quiser mais infos sobre o Prelude, me contacte pelo Facebook. Vc conseguiu um milagre pq há vários anos eu não respondo a ninguém do Brasil. Abraços.

Arnaldo DeSouteiro said...

Alexandre, um pequeno longo PS:
1. "Donato/Deodato" foi concluido em março e abril de 1973 já sem a presença do Donato, que havia regressado ao Brasil às vésperas do Natal de 72;
2. O mesmo caso de P.1972 do "Prelude" aconteceu com outro disco do Eumir lançado em 1973, chamado "Os Catedráticos 73". No rótulo da primeira prensagem em vinil, está lá P.1972, embora a real data de lançamento esteja citada até mesmo no título! Alguém ainda poderia argumentar: "ah, o lançamento deve ter sido em 72 mesmo, a gravadora é que por algum motivo colocou 73 no título." Errado. A prova? A contracapa do LP traz uma carta escrita pelo Eumir para o Oswaldo Cadaxo (dono da gravadora Equipe), que está datada de 25 de Março de 73 e na qual o músico, referindo-se a Prelude, inclusive menciona: "meu disco está no no.2 da parada americana". Poderia um disco ter sido lançado em 72 trazendo um texto escrito em Março de 73? Claro que não. Mas o P.1972 está lá no rótulo.
3. "Prelude" (número original de catálogo CTI 6021) foi relançado pela CTI em 1977 com uma nova capa e novo título, "2001" (nº de catálogo 7081). No entanto, no rótulo permanece P.1972, sem haver menção alguma ao ano real de (re)lançamento (77).
4. Outra reedição pela CTI ocorreu em 1982 (número de catálogo CTI 8021), com um stamp na capa escrito "Mastered by Van Gelder '82"). Porém, no rótulo, continuava o mesmo P.1972.
Cheers!