Monday, October 8, 2007

"Trip to Brazil Vol.5" - Clube de Jazz review


Review about the compilation "A Trip To Brazil Vol.5: Copa do Mundo 2006" (produced by Arnaldo DeSouteiro for Universal), published by Wilson Garzon on his prestigious website Clube de Jazz


http://clubedejazz.com.br/noticias/noticia.php?noticia_id=335



Brasil (en)canta o Futebol com sua Música
A reverência aqui é dada primeiro ao trabalho esmerado do produtor Arnaldo DeSouteiro no garimpo e no zelo na edição de A Trip to Brazil – Vol. 5: Copa do Mundo 2006. E em segundo, mas não nessa ordem, à qualidade das músicas e aos talentosos artistas que a criaram.

26/06/2006 - Wilson Garzon

Esse é o quinto volume da aclamada série “A Trip to Brazil”, que é dirigida pelo jornalista e produtor Arnaldo DeSouteiro para a Universal Music, desde 1998. Nesse cd estão presentes duas das maiores paixões do povo brasileiro: música e futebol. São 22 músicas escolhidas a dedo: no encarte, cada uma contém um texto que explica a sua vinculação com o futebol. Para quem quiser curtir esse cd, ele pode ser encontrado nos seguintes sites de venda: www.amazon.de, www.dustygroove.com, www.jpc.de

Roteiro de Viagem

Pelé, o maior jogador de todos os tempos, aparece como cantor e compositor em dueto com as cantoras Elis Regina (“Perdão, não tem”) e Gracinha Leporace (“Meu Mundo é uma Bola”). Duas outras homenagens presentes no cd foram feitas pelo cantor e percussionista Jackson do Pandeiro (“O Rei Pelé”) e pelo quarteto vocal MPB-4 (“Obrigado Pelé”). Tostão, mito e craque do futebol brasileiro, teve a honra de ser documentado em 1970 com o filme “Tostão, a Fera de Ouro”, de onde foram selecionadas duas músicas de Milton Nascimento: “O Jogo” e “Aqui é o País do Futebol”.

Afonsinho, outro lendário jogador de futebol, foi contemplado pelo atual Ministro da Cultura Gilberto Gil com a música “Meio de Campo”, interpretada por Elis Regina e arranjos de César Camargo Mariano, que também está presente com “Futebol de Bar”, retirada da sua suíte “São Paulo-Brasil”. Jorge Benjor, flamenguista doente, contribui com as músicas “Fio Maravilha” e “Camisa 10 da Gávea”, essa dedicada ao genial Zico, que dirigiu a seleção do Japão nessa Copa. Benjor também está presente com “Cadê o Penalty?”, junto com a sua badalada Banda Zé Pretinho.

Já Chico Buarque presta uma homenagem-síntese a Mané Garrincha, Didi, Pagão, Pelé e Canhoteiro com sua obra prima “O Futebol”. Da nova geração, o arranjador e tecladista Fábio Fonseca, também mestre no órgão Hammond, contribui com “Samba da Copa”, feita especialmente para essa edição. Outra novidade fica com o tecno-percussionista Marcelo Salazar, que reverencia Ronaldo e sua arte de jogar com “Caminho do Gol”.

Não poderia faltar nessa seleção a famosa trilha do Canal 100, “Que Bonito é”, aqui interpretada pela cantora sueca Sylvia, junto com Toots Thielemans e Sivuca. O sambista João Nogueira saúda a torcida flamenguista com “Samba Rubro-Negro” e o grupo mineiro Skank apresenta o samba-rock “É uma Partida de Futebol”, música que encerra esse cd.

“Maracanã”, o estádio de futebol mais famoso do mundo é homenageado pelo grupo de jazz fusion Azymuth. Como tudo isso tinha começado com os mestres Pixinguinha e Benedito Lacerda com a clássica “1x0”, Nelson Ângelo resolveu colocar letra e dar a sua voz para esse chorinho, que por justiça abre a seleção dos craques de música que com talento transcreveram sua paixão pelo futebol.

No comments:

Post a Comment