Tuesday, July 17, 2007

Funchal Jazz Festival - Jornal da Madeira, July 8, page 14

Jornal da Madeira / Cultura / 2007-07-08
Organização já começa a pensar no cartaz do próximo Funchal Jazz
Balanço muito positivo


Um «balanço muito positivo” é o que a organização do Funchal Jazz Festival faz desta que foi a oitava edição de um certame que tem vindo a apostar, de ano para ano, sobretudo na qualidade dos artistas convidados.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal do Funchal, o Funchal Jazz é já uma aposta ganha sobretudo junto do público madeirense. «Apesar de querermos manter o mesmo figurino, esperamos que o festival continue a ter repercussão ao nível de qualidade e daquilo que é para nós muito importante e que é a difusão do jazz e da escola de jazz que existe neste momento no Conservatório de Música da Madeira».

Ainda sem nomes confirmados para 2008, a verdade é que a organização do Funchal Jazz já começa a traçar alguns planos para a nona edição deste festival que, de acordo com o seu director artístico, «está considerado pela crítica como sendo o melhor do nosso país é um dos melhores festivais de jazz da Europa».

De acordo André Sarbib, para além da qualidade do elenco que todos os anos integra o cartaz, «a verdade é que a beleza do local também ajuda muito». Aliás, adiantou, «já tive artistas que me contactaram a pedir para participar neste evento, o que é maravilhoso para nós que o organizamos».

Questionado sobre o cartaz do próximo ano, André Sarbib não quis revelar nomes, confessando, no entanto, que há um que gostaria de ver na nona edição do Funchal Jazz: Herbie Hancock.

Naquele que foi o último dia deste festival, ao palco subiram Ithamara Koorax e o grupo SF Jazz Collective. Ithamara Koorax, artista brasileira que já foi considerada pela revista “Down Beat” como uma das quatro melhores cantoras de Jazz do mundo, abriu a noite sob fortes aplausos. Quanto a Miguel Zenón, Stefan Harris, Andre Hayward, Renee Rosnes, Matt Penman, Eric Harland, Joe Lovano e Dave Douglas, foram os músicos que integram o agrupamento SF Jazz Collective, ficaram “encarregues” de fechar em grande o festival que ontem levou mais umas largas de pessoas até aos jardins da Quinta Magnólia. Um projecto que ajudou a encerrar em grande este certame da responsabilidade da Câmara Municipal do Funchal.

Lucia Mendonça da Silva

No comments:

Post a Comment